domingo, 16 de março de 2014

TANTRA Granja Viana: “Exotic Asian Fusion Food”.

O cardápio do restaurante nos informa: “O TANTRA é geralmente associado ao espírito do prazer na filosofia hindu, ele ensina que os nossos sentidos: tato, olfato, visão, paladar e audição podem combinar-se harmoniosamente para curtimos a cada estágio a mais deliciosa e completa das sensações”. E esse parece ser o objetivo do restaurante: aguçar os sentidos, transformando a refeição num momento de intenso prazer.
O ambiente parece ter sido todo projetado para ativar nossa visão, com uma decoração exótica, composta por elementos da cultura asiática (imagens de Buda, gongos, almofadas e tapeçaria) e cores vibrantes. A unidade da Granja Viana parece uma verdadeira casa na árvore. Lindíssima! Devo ressaltar que à noite o ambiente fica ainda mais bonito do que de dia.
Os drinks do cardápio são afrodisíacos! Mal intencionada (brincadeira... rsrsrs), tomei logo 2: “Cor do Pecado” (vodka de pimenta, licor de morango, frutas vermelhas exóticas, semente de carambola e gingko) e “Escultura de Frozen Marguerita” (verdadeira escultura gigante de marguerita frozen no sabor limão).     



O courvet foge do tradicional, sendo composto por antepastos de berinjela e de manga e três tipos de pães, parecidos com o pão sírio, mas com sabores bem diferentes: gergelim, coco e um típico fermentado mongol. O pão de coco, apesar de doce, é simplesmente delicioso!


Sou incapaz de citar um prato sequer do cardápio, pois, sempre que vou ao Tantra, opto pelo “Mongolian Grill”, em que o comensal cria o(s) seu(s) próprio(s) prato(s). O esquema funciona da seguinte forma: (1º) pegue a cumbuca e escolha sua carne (contrafilé ou javali), frango ou fruto do mar (tubarão, camarão ou lula); (2º) selecione as verduras, legumes e frutas da sua preferência (cebola, cenoura, pimentão, tomate, broto de feijão, brócolis, abobrinha e/ou abacaxi, dentre outros); (3º) ponha pelo menos duas conchas do(s) molho(s) que combinar com sua seleção de proteína e vegetais (caldo de carne, caldo de galinha, shoyo, creme de leite, dashi e vinho branco ); (4º) crie o seu tempero, escolhendo dentre as diversas opções de ervas e condimentos disponíveis (gengibre, alho, curry, mel, amendoim, coco ralado, leite de coco, pimenta dedo-de-moça, cebolinha, mostarda e páprica doce, dentre outros); (5º) por fim, entregue sua mistura ao chapeiro e aguarde que fique cozido.
Para quem não manja muito bem de gastronomia, há descrições de receitas na parede para ajudá-lo.




O resultado pode ser surpreendentemente bom ou desastroso, mas, ainda assim, é divertido. E como o comensal pode se servir à vontade, caso não goste do prato que montou, pode se arriscar e criar uma nova amostra.
Dicas valiosas:
(1) Faça porções pequenas, assim, você pode repetir mais vezes, provando diversas criações;
(2) Lembre-se, sempre, de colocar um pouquinho de sal, ainda que a receita não mande, caso contrário, a comida ficará insossa;
(3) No jantar, principalmente às sextas e sábados, a casa fica lotada. Por isso, vá na hora do almoço. Assim, como o movimento menor, a fila não estará tão longa e você conseguirá montar seus pratos com mais tranquilidade;
(4) Deixe de inibições e solte a sua imaginação!

Uma combinação que eu sempre gosto de fazer é: frango, cenoura, cebola, tomate, caldo de galinha, vinho branco, gengibre, mel, leite de coco, sal e amendoim. Seria algo como um frango com gengibre e mel. Também adoro preparar yakissoba com contrafilé e frango.


Na última visita, voltei a ser criança e pedi um algodão doce de sobremesa.


Aventure-se e tenha uma experiência gourmet, exótica e afrodisíaca: almoce ou jante no Tantra!
Além da unidade da Granja Viana, há mais duas casas, uma na Vila Olímpia e outra, novíssima, no Tatuapé.         

       

Nenhum comentário:

Postar um comentário