quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Comendo nos EUA: Restaurantes de Cadeia!

Levando-se em consideração o ramo alimentício, os Estados Unidos ficaram tão famosos pelas redes de fast food, servindo junk food, que, até hoje, há quem acredite que esses são os únicos tipos de restaurantes e de comidas que se encontram por lá. E essa ideia não é de todo infundada. Os americanos, por não saberem cozinhar, consequentemente se alimentam muito mal, ingerindo quantidades absurdas de hambúrgueres, batatas fritas, bacon e refrigerantes.
Participando de evento da fundação TED, o Chef britânico Jamie Oliver mostrou dados assustadores sobre os hábitos alimentares dos americanos, concluindo, por fim, que uma mudança imediata se mostra inevitável. Afinal, hoje, as doenças relacionadas à dieta, como, por exemplo, a obesidade e o diabetes, ocupam o primeiro lugar do pódio de causas de mortes no país.
Entretanto, em que pese a difusão dessa espécie de lanchonete, vendendo comidas altamente calóricas a um baixo custo (McDonald's, Burger King, Wendy's, KFC, Denny's...), é possível encontrar, em solo americano, estabelecimentos que comercializam comidas preparadas com produtos locais, restaurantes luxuosos e caros, bem como uma gama enorme de restaurantes de cadeia, onde é possível comer de maneira mais controlada e balanceada.
Embora seja comum encontrar pessoas que abominam restaurantes de cadeia, eu os adoro (alguns, claro!), pois sei exatamente o que irei encontrar no cardápio e a média de preço que será cobrada. E será justamente sobre eles que eu irei falar neste post.

1.     CHEESECAKE FACTORY



O Cheesecake Factory é um daqueles restaurantes em que você vai almoçar ou jantar, mas, na verdade, já está pensando no que irá pedir de sobremesa. E não é pra menos, pois, ao entrar no estabelecimento, a primeira coisa que o consumidor vê é uma “vitrine” lotada de cheesecakes dos mais diversos e suculentos sabores. Eu fico feliz só de apreciar essa bela “paisagem”!
Ainda que as tortas sejam a atração principal da casa, a comida não fica para trás em termos de qualidade e tempero. Seja você vegetariano ou carnívoro, esse é o tipo de restaurante em que é impossível não achar algo para comer, pois o menu é um verdadeiro livreto repleto de opções de saladas, petiscos, pizzas, sanduíches, massas, frutos do mar e carnes. 
Na minha última visita, para beber, escolhi o doce e refrescante “Strawberry Frozen Daiquiri”.


De entrada, um salgado que eu adoro: “Mini Corn Dogs”, que são enroladinhos de salsicha com massa à base de milho. Crocantes e sequinhos!


Embora eu adore inovar e provar pratos diferentes, às vezes, consigo ser bem tradicional e conservadora. De prato principal, pedi uma “Pasta Carbonara” com bacon, ervilha, alho, queijo parmesão, molho cremoso e frango.


2.    OLIVE GARDEN
Se você aprecia a culinária italiana, esse é o restaurante certo pra você. No cardápio, encontramos diversas opções, frescas e deliciosas, de bruschettas, pizzas, capellinis, linguines, spaghettis, pennes e molhos Alfredo, bolonhesa e pesto. Aos amantes do vinho, a rede disponibiliza uma carta premiada. Tanto a decoração quanto a hospitalidade são inspiradas na cultura italiana, o que proporciona uma excelente refeição.
Sentou na mesa, os garçons trazem uma cesta de pães quentinhos, pincelados com uma pasta saborosa de alho.


Como dificilmente tomo vinho e adoro um drink frozen, pedi uma Frozen Margarita de Morango.


Além dos pães de alho, pedimos duas entradinhas: uma fonduta de queijos mozzarella, provolone, parmesão e romano, servidos com fatias de pão toscano e uma porção de camarão empanado com molho de alho, vinho branco e pimenta. Se vocês olharem a foto, poupar-me-ão de dizer que estavam maravilhosos.



Pedindo um prato principal ou uma pizza, o comensal tem direito a uma sopa de sua preferência ou à salada da casa em quantidade ilimitada. Embora eu adore tomar uma sopinha, principalmente no frio, acabei optando pela salada.


De prato principal, mais uma vez fui tradicional, escolhi um “Spaghetti with Meat Sauce”, ou seja, um spaghetti à bolonhesa.


Ir ao Olive Garden é necessariamente, como diz o jornalista Carlos Alberto Sardenberg, enfiar o pé na jaca.    

3.    RED LOBSTER
O cardápio do Red Lobster oferece algumas opções de pratos com carne e frango, mas o público alvo da rede são os apaixonados por frutos do mar.
Nos Estados Unidos, acontece o oposto do Brasil, é mais barato comer camarão e lagosta do que filé mignon. Então, se você tem uma quedinha por esses crustáceos, não deixe de visitar o Red Lobster mais perto de você.
Para começar os trabalhos, pedi um “Strawberry Frozen Daiquiri” (com esse post, acho que não restou nenhuma dúvida que sou louca por esse drink, né?) e uma porção de camarão jumbo empanado com lascas de coco. Sequinhos e crocantes... adoro!!!



O escolhido de prato principal foi o “Ultimate Feast”, ou seja, uma porção de camarões empanados, camarões marinados no alho, patas de caranguejo e lagosta grelhada, acompanhados de salada.



Com esse tamanho de pata, eu nem reclamo do trabalho que dá para quebrá-las.


Uma deliciosa overdose de frutos do mar!

4.    PANERA BREAD


O nome Panera BREAD (pão em inglês) já denuncia: é uma padaria. Entretanto, apesar de vender pães e doces, o seu forte é a comercialização de refeições rápidas.
Como é difícil escolher apenas uma opção de pasta, sopa, sanduíche ou salada, eles deixam o freguês escolher 2 guloseimas (“You Pick 2”). 


A minha sopa preferida é a cremosa “Broccoli Cheddar”, um delicioso creme de queijo cheddar com pedaços de brócolis. E sabe o que é mais interessante? Eu não morro de amores pelo cheddar, prefiro queijos brancos, e não gosto de brócolis, mas sou completamente viciada nessa sopinha. A “Chicken Noodle Soup”, embora seja rala, é bem temperada.


Boas opções de massa são: “Chicken Tortellini Alfredo” e o clássico americano “Mac & Cheese”.   


O estabelecimento é simples e as comidas são boas, ponto final. Aqui, não há frescuras! É estilo fast food: entra na fila, pede a comida e senta. É barato e, como eu falei anteriormente, ideal para refeições rápidas, quando você já não está a fim de esperar por uma mesa e ficar horas num restaurante.



Nenhum comentário:

Postar um comentário