domingo, 9 de fevereiro de 2014

Comendo nos EUA: THE MELTING POT


Eu não sei se ainda é assim, mas, há uns meses, quando a pessoa avaliava um restaurante no site do TripAdvisor e dava a nota máxima (excelente), automaticamente eles questionavam se tinha sido uma das melhores refeições da sua vida. Hoje, se eu estivesse avaliando o The Melting Pot, com certeza diria que sim, que foi um dos banquetes mais maravilhosos que já experimentei na minha curta existência. E, dentre as inúmeras razões que eu poderia citar, elencaria apenas duas: (1) a qualidade, a apresentação e o sabor das comidas; e (2) o atendimento ágil e atencioso do garçom que nos serviu.
Para quem não conhece, o The Melting Pot é uma rede americana de restaurantes que serve fondue e está espalhada pelo país inteiro (Orlando, Miami, San Diego, Washington DC, Chicago, New Orleans, Las Vegas, Houston, Dallas e etc.). Pela segunda vez, fui na unidade localizada em Henrico, cidade vizinha de Richmond.
Iluminado à meia luz, o ambiente se revela intimista e acolhedor. É dividido em vários salões, com mesas de diversos tamanhos, proporcionando íntimos encontros para casais ou divertidos momentos para grupos de amigos ou familiares, como era o meu caso e dos meus parentes.


No cardápio, há opções de saladas e fondues de queijo, de carne e doces, que podem ser pedidas isoladamente. Mas... não foi por isso que eu e minha família fomos até lá! Nós fomos para degustar a "4-course experience", ou seja, refeição composta por 4 pratos: (1º) fondue de queijo; (2º) salada; (3º) fondue de carnes variadas; e (4º) fondue doce.
Embora não fosse o último dia do ano de 2013, eles já estavam servindo a "New Year’s Eve Fondue-lutions" e nós acabamos optando por esta exclusividade, afinal, as outras opções, ao contrário desta, estarão lá esperando por nós quando voltarmos em outra ocasião.
Para não pular etapas, primeiro, vou falar do drink da noite, o "Tangerine Cosmo", uma releitura do clássico cosmopolitan. Na coqueteleira, são homogeneizados "Skinnygirl Tangerine vodka", Cointreau, sucos de cranberry e de limão. Com essa composição, só me resta tomar a taça nas minhas mãos, dizer "Cheers!" e apreciar a saborosa alquimia.


Não entram réchauds no The Melting Pot! As mesas são de granito e têm, no centro, um cooktop.


Para começar, todos escolheram o "Champagne Swiss" (champagne, alho, suco de limão, queijos emmental e gruyère, pimenta do reino moída na hora e noz-moscada). As cremosas fondues de queijo são preparadas, pelo garçom, na mesa e são acompanhadas de pães, pedaços de maçã verde, brócolis e couve-flor e mini cenouras.



Se você quiser preparar essa e outras delícias da casa, não precisa se preocupar e ficar de olhos vidrados no garçom para anotar o passo-a-passo, pois o The Melting Pot tem um livro chamado "Dip into Something Different – A collection of recipes from our fondue pot to yours", que é vendido nos estabelecimentos (acredito que também seja fácil de encontrar em livrarias e sites americanos).
Não posso afirmar que as receitas sejam iguaizinhas as servidas no restaurante, mas são deliciosas. Comprei da primeira vez que visitei e aprovei todas as receitas que já testei.   
Mas, continuando... Das três saladas ofertadas, escolhi a "Bacon-Topped House", com mix de alface, queijo cheddar, ovo cozido, tomate, bacon bits, croutons e honey mustard, um dos meus molhos preferidos. Crack crack... consistência: crocante! 


Neste momento, vou abrir um parêntesis para explicar um pouquinho as regras de funcionamento. As pessoas que utilizam/dividem o mesmo cooktop, embora possam pedir saladas e tipos de cortes de carnes e peixes diferentes, terão que degustar as mesmas fondues de queijo e chocolate e compartilhar o mesmo tipo de imersão para cozimento da carne, pois o cooktop só comporta uma panela.
No cooktop que eu estava usando, para "fritar" as carnes, optamos pelo método "Coq au Vin", uma infusão de vinho tinto com cogumelos, brócolis, batatas, ervas e especiarias.


Compondo o prato de cortes de carnes e "coisas a serem cozidas": (1) filé mignon angus temperado, (2) filé com crosta de pimenta, (3) frango temperado com tomate seco, (4) pedaços de atum com crosta de gergelim, (5) camarão e (6) sacchetti (uma trouxinha) recheada de cogumelos. O garçom indica o tempo de imersão de cada corte. Eu, sinceramente, não me preocupei em decorá-los. Espetava os pedaços no garfo, imergia-os no caldo de vinho e legumes e aguardava até ficarem rosados ou com o aspecto de que estavam prontos. 
Nenhuma fondue de carne é completa sem os molhinhos ou dips para "chuchar" e se lambuzar. Dentre os vários que foram disponibilizados, destaco os de blue cheese e teriake para comer com a carne vermelha e os de gengibre e curry que ficavam deliciosos com o frango e o camarão.


Já que tínhamos 3 cooktops na nossa "pequena" mesa, conseguimos provar as duas opções de fondues doces: "Cherries Jubilee" (chocolate meio amargo com licor de cereja flambado) e "Strawberry Mascarpone Shortcake" (chocolate branco com mascarpone cremoso e purê de morango). As duas opções eram servidas com cheesecake, marshmallows, pedaços de banana e morango, flocos de arroz, brownies e bolos. Cremosas e doces, combinavam perfeitamente com as frutas e sobremesas que os acompanhavam. De comer rezando, chorando e pedindo mais.
  



Experiência inesquecível, que eu faço questão de repetir sempre que posso. Recomendo a todos que apreciam, além de uma boa fondue (seja de carne, de queijo, doce ou completa), momentos de prazer e descontração à mesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário